segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Elcio Alves da Silva

POEMAS DE ELCIO ALVES DA SILVA











Diálogo além da metalinguística

O Poema perguntou a Poesia:
- Quem criou as melhores coisas do mundo?
- Foram as palavras. Respondeu a Poesia.
-E quem criou as palavras?
- Foram os homens.
- Então, quem nos criou foram os homens?
- Não. Fomos criados pelos poetas.
- E poetas não são homens?
- Não. Poetas vão além das generalidades humanas, através das palavras.





Descrevendo quem faz

Poeta é o cultivador da linguagem.
É mito é rito.
É verso, é prosa.
Faz do buquê, uma rosa.
Mesmo assim, encanta um coração.

Poeta vê o mundo das montanhas.
Vê o sonho, o inconsciente.
Faz da vida um mar de gente.
Mostra o caminho para a Solução.

Poeta finge, apanha, é contente,
Muda a vida,
Simplesmente!
Mostra quem tem a razão.
Poeta ajuda a lembrar,
De quem já se ama,
Ou de quem ainda
Vai se amar.




BETAMETAZONA CORTICÓIDE

O que significa betametazona corticóide?
Hoje eu tive um ataque de tosse...
Será que era para amenizar isso?
Ou era somente mais um teste bioquímico?

Enquanto minha mente viaja na busca do saber,
Meu corpo inveja e me faz adoecer...
Porém, ele será cremado!
Como as bruxas na santa inquisição.

Ufa! Ainda bem que não será agora.
Pois tomei a dosagem certa – eu acho.
Um mililitro a mais e eu teria uma arritimia.
Encerraria as batidas do meu coração.

Não vou voltar à Grécia clássica,
Muito menos as idéias e mundos platônicos.
Também não confio na ciência,
Ela só ameniza minha dor.

Dor? A que deveras sente o poeta?
Não! Não! A dor fisiológica...
É! Esta mesmo!
A dor que me limita de vez em quando.

Não queria saber me analisar,
Mas não consigo me calar.
Aqui reflito sobre meu corpo e mente
Não sinto a dor que deveras sente





CONSISTENTE

Já nivelou o coração com seu amor próprio...
Já nímia em encantar os de outrem.
Já nisso é expert.
Já ninharias, repudias.
Já nictofobia tens: ”em relação ao sentimento alheio”.
Já nidificou. Falta o seu canário.
Já nitroglicerina fica seu humor, às vezes.
Já ninguém pode prever o que pensas.
Já nisto sabe o que faz.
Já ninfa és mitologia.
Já nirvana se faz uma dama.
Já ninar faz teus sonhos.

Todos os vocábulos podem niquelar sua existência.
Todos os niilismos nada podem trazer.
Todos nítidos fazem o teu ser.
Todo nife faz você estar aqui.





ELA DANÇA COMO A MUSA...

Flamenca, és a dançarina.
via toda platéia vislumbrar!
A arte, a técnica, feminina.
Aplausos, em pé, a saudar.

Flama os moveres.
Via olhares aguçados.
Vinha com toda elegância espantar.
Suspiros, suores, contorções, ventos perfeitos.
Para os observadores atentos, insinuar.
Podes tu, ó graciosa musa sem conjunto.
Adquirir admiradores sulbalternos.
Para assim carisma criar.
Apenas desejas sucintas vistas,
donde os atos seus paralisam a todos.
Como és medusa, abusa,
os corações a petrificar.

Um comentário:

ELCIO ALVES disse...

A Poesias são gotas de orvalho...
A Poesia exala o perfume do ser humano.