domingo, 8 de abril de 2012

TOP 10 - HÁ SEMPRE POESIA EM NOSSA CANÇÃO PREFERIDA


Esta postagem foi inspirada numa publicação da Elis Bondim em seu blog. Depois de lermos, tivemos a ideia de selecionar, cada um de nós, um trecho de canção que nos representasse profunda poesia.

A postagem da Elis diz assim:

S2
São tantos os sentimentos e sensações possíveis de se sentir,
... Que achar que nomeamos todos os existentes me soa presunçoso.
Meu querido, o que importa é que nos embebeda a alma como elixir.
Seja amor, alguma espécie de carinho raro ou encanto, é delicioso.

Encontrar alguém com quem fazemos amor no simples ato de um abraço
Substitui qualquer noite de sexo, qualquer saída na night.
Abraços presentes em cada sorriso meu, levados comigo a cada passo.
Belo é um sentimento assim, delicado como uma flor, saudável, light.

Como canta Rita Lee definindo certos momentos tão bonitos entre nós,
"A gente faz amor por telepatia. No chão, no mar, na lua. Na melodia."
E mesmo quando há distância física, podemos sentir que não estamos sós,
Pois eu estou em você e você está em mim, minha alegria.

E ai ela selecionou:

 "When you showed me your eyes, whispered love at the skies. Then I wanted to stay with you."1
Quando eu me enxerguei em seus olhos, eu vi o que não existe no mundo físico.
"Love is all that I can give to you. Love is more than just a game for two"2
A aura de carinho envolta em nós, genuína e intensa; fenômeno psíquico.

"Eu quero a sorte de um amor tranquilo com sabor de fruta mordida"3
E "ando por aí querendo te encontrar. Em cada esquina, paro em cada olhar."4
Quero "Ser teu pão, ser tua comida. Todo amor que houver nessa vida"5
"E as coisas lindas são mais lindas quando você está, (...) porque você está."6

Cássia Eller, uma de minhas intérpretes favoritas, cantou muito do que quero dizer:
"E quem achar alguém como eu achei, verá que é natural ficar como eu fiquei."7
"Estranho seria se eu não me apaixonasse por você."8
"Eu pensei em tanto pra dizer enquanto esperei. "9

Pensei em tanto pra dizer e estou dizendo agora, enquanto escrevo esse poema
O qual eu dedico a você, meu querido, dizendo que o que sinto independe do futuro.
Sentimentos verdadeiros são eternos dentro de nós. Não, não tema.
Pois mesmo que tudo mude, o que importa é o imutável: terá sido sincero e puro.

¹ Trecho retirado de 'Late Night', Pink Floyd (não encontrei os compositores exatos).
² Trecho retirado de 'L-o-v-e', Nat King Cole.
3 Trecho retirado de 'Todo Amor que Houver nessa vida', Cazuza e Frejat.
4 Trecho retirado de 'Palavras ao Vento', Marisa Monte e Moraes Moreira.
5 Trecho retirado de 'Todo Amor que Houver nessa vida', Cazuza e Frejat.
6 Trecho retirado de 'As coisas tão mais lindas', Nando Reis.
7 Trecho retirado de 'Sentimental Demais', Evaldo Gouveia e Jair Amorim.
8 T recho retirado de 'All Star', Nando Reis.
9 Trecho retirado de 'Partners', Paulo Ricardo, Paulo (PA) Pagni e Luiz Schiavon.


E depois, selecionou a Confraria:

"O amor é como um raio galopando em desafio
Abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
Na pureza de um limão ou na solidão do espinho."
(Djavan)

Rodolfo Andrade

...........


"Fundamental é mesmo o amor.
É impossível ser feliz sozinho..."
(Tom Jobim)

Edweine Loureiro

.........



"Na parede da memória
essa lembrança é o quadro
que dói mais"
(Belchior)

Paulo Roberto Cunha

..........


"Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar..."
(Caetano Veloso)

Tania Montoya

.........


 "E ninguém nem percebia
Que o real e a fantasia
Se separam no final."
(Vital Farias)

Alex Avena

............


"Se tivesse mais alma pra dar eu daria
isso pra mim é viver"
(Caetano / Djavan)

Catarina Maul

...........


"...Na galeria, cada clarão
É como um dia depois de outro dia
... Abrindo um salão
Passas em exposição
Passas sem ver teu vigia
Catando a poesia
Que entornas no chão".

(Chico Buarque)

Ana Lucia Cruz

..............

"Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
... Aí, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz"
 (Chico Buarque/ Edu Lobo)


Jorge Ricardo Dias

............


Você diz que é operário.
Sai em busca do salário
Pra poder me sustentar.
... Qual o quê!
No caminho da oficina
Há um bar em cada esquina
Pra você comemorar
Sei lá o quê.

(Chico Buarque)

Renato de Mattos Motta

...................


"quem de dentro de si
não sai vai morrer sem amar ninguém"
(Vinicius de Moraes)

Maria do Carmo Bonfim

Um comentário:

Elis Bondim disse...

Obrigada pela postagem, Catarina! Linda!