sábado, 5 de maio de 2012

DESAFIO SUPER LUA - 05 de maio de 2012


Em maio de 2012, já com novos membros na Confraria e com a aproximação da "Super Lua", o fenômeno anual em que faz a lua estar  mais próxima da terra, motivou a nova remessa de poemas... E assim, a lua não para mais de encantar essa CPI inspiradíssima. 

Por Catarina Maul




Breve Instante
(Por Elciana Goedert)

Queria alcançar a Lua
Como, se não posso ser tua?
Esticava seu braço tentando alcançar
Em vão, ela parecia se afastar...

Isso a tornava mais desejável
adorá-la era inevitável
E nas noites seu olhar a seguia
Como se ela fosse a sua guia

Numa noite ela não veio
Este era seu maior receio!
E agora? Quem irá me iluminar?
Oh, volte! Não tardou a suplicar

Mas a Lua não ouvia...
E isto lhe causava agonia!
Onde estará minha adorada
Que não ouve minha chamada?

Ela se encontrou com seu amante
Um astro lindo e brilhante
Tanto amor não podia ser fitado
Mas por alguns poucos foi notado

Aquele foi um encontro breve
destes que deixa a alma leve
E cada qual seguiu seu desígnio
o que para eles era um suplício

E a Lua retornou ao seu lugar
Seu admirador voltou a alegrar
E o Sol vive sempre radiante
lembrando do efêmero instante!


................

Luau a Dois
(Por Elciana Goedert)

A beira-mar, ao redor de uma fogueira
com alguém especial, que também me queira...
Nos beijamos e olhamos a lua
E para ele fico totalmente nua
Nua de corpo
Nua de alma
Alguém que me aquece e me acalma.
Um alguém que também aprecia bons vinhos,
e que como eu, gosta de dormir em lençóis de linhos...

..................

Por Paulo Roberto Cunha

Lua Breve
Lua linda, desenhando as montanhas,
Calma, solidária com nossos pensamentos,
Virtuosa e paciente a nos ouvir.

Quem nunca sob a luz da lua,
Revelou um desejo, fez um desabafo,
entregou uma lágrima...?

Divina encantadora,
A pratear nossos cabelos prateados,
Ilustre, imponente e nostálgica...

Quem jamais ao vê-la,
Sentiu-se menino, sonhou acordado,
Relembrou o passado...?

Lua cheia:
Cheia de vida,
Cheia de luz,
Repleta de amor.

Lua branca, plena de paz,
Mãe de toda calmaria...
Lua infinita e de tantos alentos,
Detentora de todas os segredos...

Minha linda lua breve,
Tu que és bálsamo e carinho,
Permita-me olhar-te outra vez.

...........................

Por Carmem Teresa Elias

A Lua generosa ilumina meu rosto
A Lua piedosa desvenda tua face
Brilha como espelho uma chama de paixão em nosso olhar
Sobre nós brilha o luar
O luar, do coração fala a verdade
Faz da noite a luz serena do amor
E derrama sobre o mar
Nosso reflexo, apaixonado.


.............
ARGENTA
(Por Anderson Silva)

Como posso ensinar-te a lua,
Disco de prata no mais íntimo dos céus?

Como dizer-te do mistério insular
Que sinto mais que vejo:
Que vivo mais que existo?

Branca praia em amar azul profundo.
Profundo mar de mim.
Cantar antigo.

Noite finda sem fim
Nua deusa-mãe
Palavra de silêncio
Irmã amante-esposa
De grande sóis da outrora

Que mais posso te dizer da lua?
Se tanto quanto minha,ela
Também é tua.


.................

No mundo da lua
(Por Vania Barreiro)

Nessa noite de lua cheia
coração transborda.

Corpo fala,
quero mais você.

Quero mel na
aventura
A lua em nosso olhar
Sentimento em
calmaria
Sonhos ao luar.

Coração fala,
quero mais você...


....................


Lua minha
(Por Jussára C Godinho)

Lua branca
Lua clara
Lua cheia
Lua dos namorados
Lua dos poetas
Lua de luz
Lualma!
Sob o céu minado de estrelas
Brilha teu esplendor
E minh’alma
Embriagada de lume
transborda fascínio
e transpira amor


.........................

Te quero a lua lembra
(Por Rodolfo Andrade)

A lua calma e serena
como a voz que acalanta
me nina várias horas
e vejo o quanto te quero.

A lua escondida me faz lembrar você
esta escondida, não quer aparecer
mais não adianta
talvez por isto te quero.

A música no rádio fala tudo
tudo que quando olho pra lua vejo,
quero falar e não consigo
mesmo assim te quero.

O andar la fora escuto,
o dim dom da campaínha,
a voz macia de seda
e vejo o quanto te quero.

O falar expontaneo,
o jeito estranho,
o charme sei lá,
só sei que te quero.

A vida é longa,
meu dicionário é curto
o lua vem saindo
mas só sei que te quero.


.....................

Lua Negra
(Por Ana Lucia Souza Cruz)

Mas, vivam as Marias!
Amada e temida
Inteligente e sutil
Uma voz baixinha que pede clemência e amor
Para no fim
Obter o que quer...

Mudas, atadas.
Lua Negra,
O lado sempre oculto da Lua
Própria vida, o mistério pulsa
O útero,o guardado, o escondido.
Ponto sagrado, entrada de vida
O amor, a entrega, o vislumbre da abertura.
Então o perigo acaba,
Pois não há mais dominação ou desejo de controle.
Há amor, e
Lilith se transforma num cavalo alado...

..........................

Lua 
(Por JG Poeta da Alma)

Amar
Amei
Fui amado
Ou me perdi
Em um sentimento
Estranho?

Sinto preso
Agarrado a uma teia de aranha
E me vejo
Em cada linha

Agora
Sem saída
Observo
Tua luz
E teu silêncio

Lua
Só tenho você
Nesse momento.

Tenho medo de
Não mais conseguir.

De te abandonar
Espairecendo-me com meus enganos
Deixando a tua essência
Perdida pelo ar.

Sinto algo estranho
De não ser mais capaz.
Mas quando tudo
Fica escuro,

Percebo
Que me amarrastes
A essa teia
Para que ficasse perdido
Aos teus encantos.

E quando menos
Espero, sou
Banhado por tua luz
Que irradia
Todo o meu corpo.

Lua
Você entrou
Em mim e
Fez-me flutuar.

Percebi que
Hoje eu sou
Simplesmente
Tua, viajando
pelo teu ar.

..........................




..........................


Poema por : Alex Avena
Foto: Catarina Maul

Você maior,
mais brilhante
e intensa...
Eu, com versos
no OLHAR.
Hoje é o dia
desse encontro...
recompensa.
Você,
Simplesmente
LUAR



..........................




..........................

Cedo ou tarde
(Por Jorge Ricardo Dias)

Recente
a tarde
já arde
num mar de
lava
incandescente
Um ar de
insolente
que agrava
o doente
A clava
do urgente
fustiga
o indolente
A biga
imponente
tem dentes
nas rodas
e o corte
é rente
no cortejo
rumo do poente
O astro
potente
deixa um rastro
cadente
Negro céu
Denso véu
que o faz turvo
E o deus curvo
faz calor
Faz amor
com a lua
toda nua
e linda
E ainda
crua



..........................


Me acho e meu perco
(Foto e poema por Catarina Maul)

Achei uma lua
No nosso encontro,
Perdida e tua
Sem prévia nem ponto.
Achei meu destino
Achei meu espaço
Me perco em loucura,
Achada em teu laço.

Me acho em teu abraço...
Me perco em teu abraço.
Caminho que faço!


..........................

SONATA AO LUAR 
(Por Carmem Teresa Elias)

O maestro e a pianista
Face a face se decifram
Entrelinhas de um verso
Pentagrama de claves 


Diluem-se na harmonia e no arranjo
Partitura e orquestração.
Quando um não existe sem o outro
Ardores uníssonos inspiram composição

O maestro e a pianista
Cedem à maestria do luar
E a sonata se derrama sobre o marfim do teclado.
Ecoa, por fim, o amor
Ao toque assim orquestrado.

Nenhum comentário: