terça-feira, 19 de junho de 2012

VAZIO



Carmem Teresa Elias e Silvana Gonçalves Luiz, em nossa Confraria, debateram sobre o vazio e a sua necessidade em nossa existência. Ah, os poetas, os filósofos, os artistas e suas buscas pelas verdades interiores e suas contextualizações.
O fato é que até o Vazio se preencheu de poesia na Confraria da Poesia Informal.
E na parceria com nosso querido Guilherme Constantino, também a ele solicitamos a sua imagem do Vazio. Ele enviou a gravura abaixo.

Outros vazios e suas sensações encontram-se nos versos abaixo.... cheios de inspiração!




Vazio


Olho para o céu...
cinza e triste.
Choveu...a chuva molhou os jardins,
trouxe o frio.

Vejo as folhas das árvores balançarem
com o vento que castiga.

Dentro de casa tomo um chá,
ligo a TV e logo a desligo.
O tempo não ajuda a motivar-me.

Sinto frio!

Pego um livro...
passo os olhos pelas palavras...
não me dizem nada.

Volto à vidraça
olho o céu...
insiste em manter-se
cinza e triste.

Faz frio !

Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo - SP


.........................



Vazia Indagação


Hora
calada e vazia:
a vida fala sozinha


O coração bate,
ainda, ao mesmo ritmo 
em que as estrelas brilham

E à eternidade ela indaga; 
Uma única verdade importa:
Haverá amanhã?


Carmem Teresa Elias
Rio de Janeiro - RJ


.............................


Vazio


Útero da não presença,
Pátio da não localidade,
Dor sem sentimento,
Emoção sem vulnerabilidade.

Niilismo profundo e eterno,
Campo sem solo e sem cor.
Ecoa sem som o seu eco,
Brilha sem luz tua cor.

Paradoxo de todo Universo,
Em ti o Tudo se realiza,
Pois provem da experiência do nada,
O valor embutido à Vida.

És tu detentor de toda honestidade,
Pois abrigas de forma continente,
Tudo aquilo que não existe,
E todo demasiado existente.

És de maior onipotência que os Deuses,
Frutos, estes, de nossa imaginação,
Pois nada poderia existir em teu lugar,
Senão tua própria existência.

Seja essa talvez, a vida eterna!
Ou a eterna não vivência...
Controverso aos materialistas...
Mora em ti toda a essência!

Douglas Rhamsés
Petrópolis - RJ


......................




........................


Vazio


A vontade do hábito é passado.
O vicio é marca.
A marca, fato.
A imensidão me olha.
Fecho olhos tateio, sinto.
Nada hoje traduz esse vazio
tão submerso em silêncios e solidões
que ele próprio onipresente
farto, fasto
mescla de escolhas
desejos e o não querer.

Malmal
São Paulo -SP


.......................


Vazio


vazio
vazio
avalio
instante
importante
adiante
encontrar
sentido
movimento
transformando
momento 
gira vida
vida girou
plenitude
eu sou !

Vania Barreiro
Rio de Janeiro - RJ


.............................


Vazio


Tem dias que desperto
Com um vazio no peito
Que parece que vou flutuar
E fico assim
À espreita de mim
Com os pensamentos lutando entre si
Com um canto do olho ainda molhado de lágirma que teima em jorrar
Avisto meu filho, na porta do quarto
me chamando à vida
-Levanta mamãe, vem brincar comigo
-Levanta mamãe, vamos ver o sol
-Levanta mamãe, a vida continua...
Suas doces palavras fazem uma revolução tal dentro de mim
Que o vazio se preenche de um profundo amor incondicional
Sacudo os pensamentos
Seco as lágrimas
E levanto pra tomar café com ele e ver o sol no parquinho.
Meu filho, minha luz.

Jane Marques
Petrópolis - RJ


.......................


Vazios


Um louco,
ouço o tempo
e os lamentos...
tão ocos
quanto este apartamento.

Edweine Loureiro
Saitama - Japão


.........................


Vazios


No vazio do momento
Encontro-me preenchida
De sonhos vividos
Outros tantos a viver
Caminhos vazios
Esperanças repletas de paz
Alma plena de amor
Olhar incerto
Coração liberto
Sonhos descobertos
fantasias ao vento
Vazios preenchidos
No aceno do olhar
No beijo molhado
No toque embriagado.

Condessa Cavalcanti
Porto Alegre - RS


...........................


Vazio


Ser vazio
E deixar ir;
Preencher-se do novo.
Sangue quente
Circulando pelo corpo.
Alma gira
Captando energia,
Sou eu de novo.
Cheio,
Vazio,
Cheio...
Vejo-me de novo.

JG Poeta da Alma
São Paulo - SP


.......................


Eco Vazio


podia surgir como estrelas
na escudidão de um suspiro nos quartos
com rastros de solidão num sonho
de outonos presos no vento das folhas
caindo...
podia aparecer nas fábulas que escrevo
desaparecendo nos lagos míticos como um reflexo
de sol nas beiras dos precipícios...
podia descer na luz de um corpo até um incêndio
apagado por salivas no escuro...
podia surgir na voz que doa um grito
chamando um nome nos portões do inferno...

Adilson Alchuiy
São Paulo - SP


........................


Abandono


Era um vazio total
Estampado nas paredes
Cujo branco representava o susto 
Que havia causado a ausência dela.
Os armários vazios
As gavetas vazias
A alma vazia
Vazia de amor.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ


.......................


Higiene Emocional


Chega uma hora
em que necessitamos
limpar as gavetas
dos nossos armários internos
penetrar nos escombros
retirar objetos acumulados
ao longo da existência
limpar o pó que paralisa
as ações mais verdadeiras
jogar no lixo
nossos atos artificiais
atitudes tão banais
e por fim encarar
a reconstrução
dia após dia
desse profundo vazio.

Maria do Carmo Bomfim
Rio de Janeiro - RJ


...........................


Vazio


"Sentimento de solidão
em meio à multidão.
Não encontro motivos para sorrir.
Não encontro saída
para preencher o vazio;
Vazio do próprio "Eu";
"Eu" ferido pela ausência,
abandonado pelo destino,
perdedor pela descrença."

Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo - SP


.....................


Vaso vazio
cadê minha flor?
Num jardim, beira rio...
cadê meu amor?

Roberto Henrique
Petrópolis - RJ


.......................



Se foi


Sonhos
liberdade
sorrisos
felicidade
caminhos
cruzados
destinos
marcados
amizade
perdura
louca
madura
fontes
vida
água
sentida
correm
no rio
espantam
o vazio

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ


.......................


Estou cheio!
Completamente preenchido por esse vazio imenso...
Em que tudo significa absolutamente nada...
E vice versa... 
Cheio de coisas vazias...
Ou será vazio por coisas fartas?
Desnecessárias, ostentadoras, atenuantes...
Porém nada é de fato desnecessário...
O nada em si é algo desconhecido...
O tudo não existe...
O cheio é um grão no universo...
E o vazio...
Ah, nada sei sobre o vazio...
Apenas me contradizo e volto atrás...
A cada volta que o mundo dá...
Pois tudo nessa vida é necessário sim...
Seja bom, seja ruim, nada é por acaso...
É com a derrota que aprendemos a degustar com valor o gostinho de cada vitória...
É caindo que aprendemos a ficar de pé e nos reerguermos cada vez mais fortes...
Somos eternos aprendizes da escola da vida...
E tudo que sei é que o vazio de hoje pode transbordar logo mais...
E antes "vazio" que preenchido por futilidades...
É nesse vazio que busco a minha realidade...
É nesse vazio que busco aprender perante a eternidade...
O único vazio que nesse exato momento maltrata o meu ser...
É estar distante de você...
Mas se é necessário...
Que assim seja.

Felipe Quirino
Rio de Janeiro - RJ


....................................


Vazio


Acordo e a claridade
(agora) me incomoda...
Holofote do Divino
que me invade
e que se esvai...

Não sou eu...
Sou apenas aquilo
que sobrou, 
que me matou...

Não sou tudo,
tampouco nada sou... 
Sou apenas e tão somente
este vazio que ficou.

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ


......................


Vazios


Não sofro de vazios existênciais
Sofro de vazios absolutos
:dor de barriga da falta
da falta de dinheiro
de excesso
excesso de esquecimentos

falta!

falta da sua roupa no armário
que preencho-os
contrabandeando amanhãs
Rosana Banharoli
Santo André - SP


..........................


Solidão que me apavora...
Medo da noite, do silêncio que ficou
da incerteza de agora, do vazio que restou.

Luciana Cunha
Petrópolis - RJ


......................


P u l o


Do vazio
Pro fundo
É um pulo
Pra dentro
Abismo
Profundo!

Desconhecido
Habitar de minhas estrelas
Essa escuridão que amedronta
E mais forte as faz reluzir

Onde morro
Onde renasço
Lugar
Que não quero estar

Alex Avena
Petrópolis - RJ


........................



Um vazio imenso


Um oceano sem água
Uma refeição sem sal
Uma dor sem mágoa
Um pregador sem varal

Uma estrela sem céu
Um barco sem cais
Uma abelha sem mel
Um homem sem paz

Um pássaro sem ninho
Um castelo sem Drácula
Uma uva sem vinho
Uma tristeza sem mácula

Um olhar sem expressão
Uma boca sem beijo
Um acorde sem violão
Um rato sem queijo

Um poeta sem amada
Uma luz sem brilho
Um guerreiro sem espada
Um trem sem trilho

Um verso sem rima
Uma lágrima sem dor
Um primo sem prima
Um jardim sem flor

Uma alegria sem sorriso
Uma vida sem meta
Uma boca sem siso
Uma placa sem seta

Uma bola sem futebol
Um praia sem areia
Um deserto sem sol
Um Natal sem ceia

Um vazio profundo
Um quadro sem cor
Sem você meu mundo
É um peito sem amor.

Filipe Medon
Petrópolis - RJ


......................


Abrir o coração
Só para quem se foi.
Meu coração tem cadeado
Com três segredos.
Por que com coração não se brinca.
Tão cheio de amor
Que vivia ladeado de brinquedos
Do querer. do dizer e do gostar.
Mas agora depois do abandono
Vive reprimido, toma até comprimido
Para seu vazio.
O que tinha na sua artéria mais importante
Não era sangue, mas o afeto mais cortante
Que nutria seu corpo ao meu.

Fernando Sousa Andrade
Rio de Janeiro - RJ


.............................



Sobre dores e vazios...


Procuro dentro em mim o meu vazio
Mas ele já não cabe em minha vida
Tenho angústia a compor o dia frio
E até minha tristeza é preenchida.

Dias cheios, de emoções tão transbordantes
Alto falante interior em minha mente
A solidão em mim tem tons tão delirantes
Que tudo explode se me sinto decadente. 

Não há vazio em mim, eu não encontro...
Esse vácuo em mim parece um turbilhão
ao comprimir o meu olhar de ponto a ponto
e imprimir com sangue a minha emoção. 

Já não há em minha vida algum vazio
Já não há como mudar essa paisagem
Se me torturo num flagelo mais sombrio
O choro é cheio de uma dor sem engrenagem. 

E vou eu mudando tudo de lugar
nos vãos que necessito encontrar
Para guardar as novas coleções
De dores, quedas e decepções
Com que a vida faz questão de me presentear. 
Já não há em mim espaços vazios
Espaço bastante para acomodar
O sentimento cortante
Que é ver no outro um vazio
A se proliferar... a me queimar. 

Catarina Maul
Petrópolis - RJ


.....................


"NEM PÓ"

---------------------------------------------

Sem voz nem pio
ou resquício 
de alguém

Nem caminho, nem vento
Nem ruinas 
ou "pó"

Há só 

vazio 

.
..
...
....
.....
......
.......
........
.........
..........
...........
............
..............
...............

Mas se bem 
que do nada
o que mais 
nada tem
senão... 
pontencial de ter?

...............
..............
.............
............
...........
..........
.........
........
.......
......
.....
....
...
..

e ter o que?

.
..
...
....
.....
......
.......
........
.........
..........
...........
............
.............
..............

e pra que?

Henrique Verleun
Petrópolis - RJ


.......................


vácuo


em pétalas
desfaço-me

avesso
sentindo o beijo do vento
- exala vanilla
a inundar o papel 
em branco

com sabor 
de mil folhas
a poesia vacila

quebrado o vazio
a marcha perdida
no sopro do tempo
- labirintos da vida

cláudia gonçalves
Porto Alegre - RS


.............................





..............................




...................................


Vazio


Manhã de domingo
Agoniado com a azia que se faz
Do vazio que é a sua ausência 
O pulsar que já não pulsa mais
Busca incessavelmente e não cansa
Mesmo na certeza incerta do que o é,
Não cessa momento algum.
Sinto correr no verdejante pasto
A procura delirante desse espaço vasto
O quê? O quê? O quê?

Paulo Miguez
Petrópolis - RJ


......................


O vazio.


E o clamor nosso de todo dia?
E o amor...?
Que supera qualquer tipo de alegria.
E a vida?

O vazio... Ah, meu querido vazio...
Eterno e finito,
Pois em hora, agora, me mantém
Outrora eu quem o faço refém...

Talvez a vida esteja demorando
Ou o trânsito está apelando...
Para pouco de meu alívio
Ou estou apenas fora de convívio.

Em cativeiro de uma carne banal,
Entre os laços de um amor imortal...
Talvez as palavras me calem com o tempo
Porém, hei de gritar para com os ventos...

"Da minha própria trajetória..."

Rafael Nicolay
Petrópolis - RJ


....................


Consulado do Vazio


Quando se deita na cama longas horas 
sem prazer sem sono
a conversa da vizinhança é um grande incómodo
dá inveja lembrar que lá fora se forjam gerações
e que nos contos e nas canções
ganha a cultura
a vida continua
continua menos a sua

Queria ser cantor
para meu pranto na trova disfarçar
queria ser actor
para fingir que é arcaico amar

Vêm à cabeça mil ideias
de doces momentos
não importa se muitos se poucos
memórias de viagens de muita paixão
a nostalgia se perde na solidão do quarto
hoje feito consulado do vazio

A noite não pára de crescer
os olhos sempre secos o corpo cansado
a cama é grande e o frio é de rachar
de que adianta ter saldo no telemóvel
se não existe um ser
sempre aberto a te escutar
toda a vez que o coração chamar?

Queria ser cantor
para o meu pranto na trova disfarçar
queria ser actor
para fingir que é arcaico amar

Gociante Patissa
Angola

Um comentário:

Walter disse...

VAZÍO

Meu vazío
Inexiste é cheio
De Amor, é a torrente
Nem cabe é derrama
D'ouro em Goiás
Meu Patrimônio
Ao nascer...

Walter de Arruda
Recanto das Letras