domingo, 8 de julho de 2012

Longe é um lugar que não existe

Lembro-me de conhecer Richard Bach na adolescência, aliás, como aconteceu com toda a juventude.  Junto à leitura obrigatória designada pela professora -  Fernão Capelo Gaivota- a minha própria necessidade de mergulhr no universo do escritor que apresentava, nas suas escritas, muitas perspectivas de voos e sonhos.
Dentre frases guardadas, concepções diferenciadas de distâncias e muitas saudades dos meus primeiros livros do Richard, que em algum momento emprestei para alguém seM retorno, o título LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE me veio a cabeça. E o propuz como desafio à Confraria da Poesia Informal.
O resultado veremos abaixo!

                                                                                                                    Catarina Maul



.....................




Retroceder jamais
Para que retroceder no tempo
sonhar com o dia passado
és minha visão do agora,
minha majestade e seu cavalo.
Te sentir é o que importa
para vibrar no infinito mutante
o cheiro do teu cheiro
que com o tempo se faz importante

Impossível é de verdade esquecer
o néctar que não sei o sabor,
seus lábios macios e carnudos...
como é lindo todo seu rosto.
Sinto no peito a falta
de ouvir sua voz que acalenta,
do beijo nunca dado,
do cheiro da fruta proibida.

O dia, com você, tem mais luz
reluzente qual o sol incandescente
as trevas se fazem presente
sem a sua presença.

Gavião pousou finalmente 
numa praia deserta
parou pensou
“Longe é um lugar que não existe” 
Mas retroceder não
quem sabe um dia virá
com a pureza d’alma te sinto
na ilusão de te ter.

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ

......................

TÃO PERTO!

Não existe distância, estás tão perto!
Basta o meu coração eu consultar.
Mesmo em sonho eu consigo te abraçar,
pois o meu pensamento está desperto.
Nem que estejas vivendo no deserto
ou oculta, talvez, no fundo mar,
eu não sinto que seja algum lugar
que eu possa dizer: lugar incerto.
Eu te tenho tão viva na memória,
tão presente até mesmo na oração,
inserida, constante, em minha história,
no pulsar do meu pobre coração
que é palavra cruel, contraditória,
até mesmo pensar: separação.
Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ

......................

Tudo é
Longe...
Perto,
Meio.
Visão independente...
O que afinal representa?
Olhares...
Posso estar em todos os lugares;
Movimento,
Paro...
Centro.
Sou o que estende
Mas também se vai...
Mudei
Perto posso estar longe
Mas longe, sou totalmente
Dentro,
Desígnios de mim;
Fragmentos espalhados
Pelo universo.

JG Poeta da Alma
São Paulo - SP

.....................

Atlas

Ai, se eu pudesse,
Com um simples traço,
Fazer uma ponte,
Reduzindo os espaços...
Ou aproximar no mapa,
Em palmos medidos,
Os distantes amigos.

Edweine Loureiro
Japão

....................

Ponte circular

Cada partida retoma
a trilha que em ti vai dar
Dois menos um vira soma
Sol mergulhando no mar

Nunca essa ausência é degredo
Nunca o relógio um algoz
Nem a saudade faz medo
Que o sentimento é veloz
Sentem calor se está frio
Acham que o chão é macio
Vontade à toa de rir

Longe é pra quem tem juízo
Loucos de amor só têm riso
Bebem do gozo o elixir

Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro - RJ


.............................


Longe
é um lugar
que não existe
quando a saudade
segue adormecida.

Alex Avena
Petrópolis - RJ

.......................



Distante por um instante

Ao som da palavra "Distância"
Pra onde você vai?
Direto ao colo da pessoa amada?
Aos braços da amiga mais querida?
Ou à meta mais desejada?
Distância, longitude...
Nela se constroem as trilhas:
Retas sem riscos
Sinuosas com emoção,
Circulares? não chegam, não.

Tania Montoya
Petrópolis - RJ


........................


Baia fria

Não é assim que funciona...
Quero mais!Quero-te perto quando a noite vem
Quero teu tudo, porque só assim recomponho
Uma saudade que só a noite têm!

E mesmo assim...
Os barcos param na enseada de Botafogo,
Quando só uma coisa me conquista...
Quando descubro que do mar, o sonho é o maior navegador.

São nessas noites quando o mar sabe,
Sabe das minhas lendas, e das minhas ansiedades.
Sabe das horas que na madrugada...
Procuro no céu e a baia não vejo mais.

Porque o tempo é isso: murcha as flores para nascer o fruto.
E o amor se dá pelo sacrifico da dor reconhecendo suas intenções...
Mas em meu peito não é assim que o amor funciona:
Busco somente a lua e na madrugada fico esperando o teu sorriso neste cais.

De Magela/Carmem Teresa Elias
Rio de Janeiro - RJ


.........................



A menina que existe!

Para que lugar distante
Fugiu aquela menina
Que acreditava em fadas
E viajava nas asas 
Leves da Literatura?
Em que endereço tão longe
Agora se esconde a menina
Que era heroína e santa
No auge da sua bravura?

Para que planeta foi ela
Com sua alma inquieta
E seu poder de mudar a história?
Onde hoje ela se encontra
Com seus versos corajosos
Seus discursos inflamados...
Perdeu-se ou achou-se em sua trajetória?

.....
Essa menina cresceu
Vive em meu coração
Protegida do tufão
A que chamamos maturidade.
E dentro de mim ela existe
Envolta em cores e sons
Envolva em sonhos e tons
Ela vive em liberdade.

Enquanto a menina sonha
Eu sigo abrindo o caminho
Em nome da nossa verdade!

Catarina Maul
Petrópolis - RJ

Nenhum comentário: