quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Um ano de Confraria - 1 de agosto de 2012


Não há como descrever em palavras toda a emoção de ver esse projeto que nasceu pequenino, mas com força de guerreiro, crescer valente e corajoso.

Um gigante hoje, a abraçar tantos sonhadores, tantos vitoriosos que encontraram na poesia o seu idioma comum. E de quebra, foi capaz de nos presentear com eternos amigos.

Viva nossa Confraria. Bendito dia 1 de agosto de 2011, quando tudo começou!!!

.....................


Bom dia, Confraria!

Sempre que amanhece
E a luz natural dá bom dia,
Desperto, sorrio, relaxo
E corro pra Confraria.

Todo dia, todo dia
Café, pão, queijo, poesia
Verso, riso e magia!

Ah, de domingo a domingo
Seja na chuva ou no sol
Essa inenarrável Confraria
Se tornou o meu farol. 

Toda a energia do bem
Sem frescura, sempre zen,
Tão perfeita e ... INFORMAL!

Catarina Maul
Petrópolis - RJ


.....................



Reencontro

Em um dia cinzento de luta e espera
Pela saúde do meu pequeno guerreiro
Recebi um convite do Estúdio S
Para um sarau de poesia
Cansada e triste
Pausei minha dor
E fui buscar, na palavra, conforto e harmonia
E lá no Estúdio S, conheci a Confraria
Pessoas apaixonadas pela essência da palavra e a melodia
E nesse dia, reencontrei minha perdida poesia
Que passou a fazer morada na Confraria

Jane Marques
Petrópolis - RJ


.......................



CONFRARIA

O que eu faria
sem essa família
que me traz,
todos os dias,
tanta Paz
e Poesia?

Viva a Folia
que faz
a Confraria.

Edweine Loureiro
Japão


.................



CONFRARIA DA POESIA INFORMAL , UM ANO DE GLÓRIA!

É festa na Confraria,
planeta da poesia
Onde um dia eu vim morar!
Aqui tenho os meus parentes;
é um mundo diferente,
uma vida singular.

A paz, aqui, é o tema,
aqui faço o meu poema,
eu abro o meu coração
e qualquer um que encontrar,
posso, tranquilo, abraçar,
é poeta, meu irmão.

Vais seguindo tua história...
Foi um ano de vitórias.
Meus parabéns, Confraria!
Com garra e simplicidade,
valorizaste a cidade,
dando vida à poesia.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ


.........................




............................




..........................


Confraria parabéns

Em dia meio cansada
uma amiga me chamou
para uma grande empreitada
que meu coração vibrou

Pra brincar sempre de bem
com maiores e menores
ser criança, adulto também
falar de vida de amores

Brincadeiras, rodopio
e o tempo dela passou
curtimos dias a fio

Ele vai sem nostalgia
para se achegar o próximo
primeiro ano confraria

Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ


........................


Confraria da Poesia Informal

Confraria
Poesia
Informal
Sem igual
Versos
Diversos
Amigos
Abrigos
Inspiração
Emoção
Loucos
Roucos
Lema
Poema
Amor
e mais amor.

A Confraria da Poesia Informal é sem igual. Através de versos diversos, amigos fizeram abrigos na inspiração e na emoção. Loucos, roucos, bradam o lema, a bandeira do poema. É amor e mais amor.

Filipe Medon


Petrópolis - RJ


.......................



Confra remos

Entrei pr'uma Confraria
que tem mais de cem confrades
Isso me encheu de alegria
por tão raras amizades

Confraria de poetas
apontando suas setas 
pra mentes e corações
Belas sementes-canções
pepitas de semear
com sol, com brisa e luar
o belo n'alma da gente
com versos feito presentes

Confraria e confrarei
e todos nós confraremos
A emoção por nossa lei
Somaremos nossos remos
pra remar contra a maré
dos que perderam a fé
no sentimento profundo
de embelezar esse mundo

Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro - RJ


..............................



E quem se habilita
nesse mesmo outro dia
à matutina birita
que é beber da poesia
dos bardos da Confraria?

A Confraria é um confra rio
que flui num caudal potente
a irrigar depois do estio
E nós os seus afluentes

Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro - RJ


.............................



Tecendo a Colcha

Um pedaço aqui
outro lá
Agulhas, linhas e cores
palavras, sentimentos e dores

Um pedacinho de mim
um pedacinho de alguém
A colcha que só era pano
se transforma em um grande bem

Faz juntar pessoas
faz crescer a Confraria
tece a imaginação e a fantasia

Claudia Marinho
Petrópolis - RJ


......................



UM

- O ano mais importante de nossas vidas-

Nesta serra, ainda umedecida
pela bruma que cai nas noites de inverno,
sinto o frescor do ar
pela manhã de hortências,
lírios e marias-sem-vergonhas,
embelezando o caminho
percorrido desde o meu tempo de criança.
Uma sensação desconhecida
me leva ao sonho.
Ouço sons que se aproximam.
Vêm das árvores, das pedras, dos rios?
Imagens se delineam no céu
e na escuridão do verde.
Serão os poetas que me recebem,
com seus versos, verbos, veias?
A natureza é poesia
e o meu coração de artista
pulsa diante de tanta beleza.

Maria do Carmo Bomfim
Rio de Janeiro - RJ


............................



Estamos aqui não só
pra risos e cervejas
Mas pra fazer melhor:
Que novo mundo vejas!

Somos irmãos de alma
E nosso sangue é poesia
Quando perderes a calma
Lembra-te da confraria

Dividas a dor do teu choro
Faremos juntos a Alquimia
De fazer do chumbo, ouro
E da tua tristeza, alegria.

Alexandre Tavares
Petrópolis - RJ


.......................



Confraria

Confraria é:
Família,
Vibrar,
Torcer,
Rir,
Chorar...

Confraria é andar junto;
Alimentar-se da alegria do outro,
Festejar,
Lutar,
Sofer e nunca perder a fé.

Confraria é:
Vida,
Amor,
Carinho,
Amizade.

Confraria é:
Nação,todos juntos em união.

Confraria é:
Do Acre até o Rio Grande do Sul
Espalhando:
Energia,
Poemas,
Poesias,
Aprendizagem,
Emoções...

Confraria é:
Todos juntos dando as mãos,
abraçando a vitória de um povo
que nunca diz não.

JG Poeta da Alma
São Paulo - SP


....................



CONFRARIA 50.000

Feliz, honrado
por fazer parte deste sonho
que atende pelo nome de
P o e s i a...

Felicidade!
Confraria da Poesia Informal
Um sonho...
Que virou realidade!!!

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis - RJ


......................



Agradecimento

Tenho o maior  orgulho  
de  fazer  parte de um  blog
que  não  e  só  um  simples 
blog  e  um  conjunto 
de   amigos.
Na  verdade  são  muito
mais  que  amigos,  são  
meus  tios  e  minhas  tias 
que  o  nosso  Pai  Celestial  
colocou  na  minha  vida.
Agradeço  todos  os  dias  
por  conhecer  pessoas  
tão  maravilhosas  como  vocês.
Através   desse  bate - papo  
que  temos,   dessa  cumplicidade 
de  compreender   um  ao  outro 
a  nossa  Confraria  está 
completando 1  ano.
Espero  que  esse 1  ano  
multiplique  por  muito  
tempo  com  esse  carinho  
que  temos  uns  pelo  outros.
A  Confraria  não  está  no  
ar  só  por  causa  dos 
poemas  e  das  poesias.
É  muito  mais  que  isso,  a  
Confraria  é  uma  família! 
Tenho  orgulho  de  fazer  
parte  dessa   família
tão  bondosa  que  me 
ajuda  a  melhorar  a  minha 
escrita.
Muito  obrigado a todos
da  Confraria. 

Alan Bastos Lima
Petrópolis - RJ


.......................



No sarau 
palavra sobe um degrau 
torna-se densa e oral
volúpia libidinal 
os versos gemem levantam 
do seu leito de papel 
qual aurora boreal 
luz no mundo emocional 
somos varal de poemas 
pendendo ao vento verbal 
que uiva tão gutural 
metáfora espacial 
do sentimento abissal 
Vou me encontrar com o sarau 
e arrebatá-lo em meus braços 
no abraço mais fraternal 
e vai ser tudo informal 
de ver e ouvir meu igual 
que é diferente de mim 
e isso é que é especial 
O sarau da confraria 
devia ser todo dia 
Poetas são figuraças 
Todo mundo se congraça 
Rola muita poesia
tem canção violão 
e a galera reunida 
acelera a batida 
Pulsa vida poesia 
Confraria coração

Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro - RJ

Um comentário:

Maria do Ca\rmo Bomfim disse...

Os poemas - declarações de amor à Confraria- ficaram ótimos. Parabéns a todos!