sábado, 2 de março de 2013

Liberdade!


Voava...
Plainava ...
Procurava um lugar para pousar;
Depois de muito bater asas
Um lindo jardim...

Ah, um jardim de cores mil!
Em qual flor pousarei ?
-Mereço uma flor sem igual!

Feliz estava, pois claro, sabia
O jardim me esperava
Tristeza ali não cabia
Havia alvorada, sinfonia

Um lindo jasmim orgulhoso
Em pétalas se abriu
Um beijo carmim 
Uma dança, enfim.

Ana Lucia Souza Cruz 
Campos dos Goytacazes

....................


LIBERDADE

A gaiola enferrujada
Incendeia calorosamente
O medo
Do pássaro pequeno e incolor.

Ainda tão jovem consegue vencer
Por uma esperança desconhecida
A iminência de ser,
Por sua própria vitória, vencido.

Mas o pássaro
Ainda não compreende
A verdade escura
Do seu futuro :

Entorno do objeto imponente
Enxerga outro pássaro amigo
Que lhe revela a grandeza, força e beleza
De bater as asas em Liberdade

Beatriz Ribeiro
Rio de Janeiro

....................


Responda, se puder, o que é a liberdade ?

Imagine uma construção toda amarrada,
Se não pelos ferros...
Por paredes e vigas pesadas...
Ou pelo concreto do cimento!!

Imagine-se quebrando esta prisão,
Buscando aleatoriamente maior amplidão 
Como se matéria ou argamassa tivessem energia capaz de dispensar 
Todo o conhecimento do limite que a faz desintegrar. 

Mudanças na vida precisam ser premeditadas,
Liberdade precisa ser diariamente conquistada
Além das conformidades do fazer leis tolas
Além de lindas palavras cantadas à toa.


Ter a liberdade para voltar sozinho para casa...
Para caminhar contra o vento, sem lenço e sem documento...
Por tocar qualquer corpo, desprezando o conhecimento,
De que um desejo imenso sempre leva o amor à queda!

Liberdade...? Se indagar saberá algo amplo na vida,
Que não pode ser suplantado no conceito de ilusão
Não basta a autonomia do conhecimento!
Liberdade é mais que um sonho no chão!

Carmem Teresa Elias e De Magela
Rio de Janeiro / São Paulo

....................


Liberdade

Ah, essa tal liberdade
Que nomeia a minha identidade,
Joga cores em minhas ideias 
E sopra ventos em meus pensamentos
(- loucos-todos -tantos)...

Me faz buscá-la como ar
- Fundamental - 
Bálsamo essencial do meu sonhar...

Essa liberdade que me faz querer chegar à lua
me sentir dona da rua
me sentir caminhante ao flutuar no céu azul.
Ah, essa liberdade me liberta
Como bem diz sua escrita certa
E sem ela a vida não tem razão. 

Onde está a Liberdade,
Lá é minha direção! 

Catarina Maul
Petrópolis/RJ


....................


Correntes insanas 

Livre-me dessas correntes 
dessa âncora , descente e indecente
que cessa , poda a liberdade. 

O anseio por prosseguir, a vontade 
de vencer ir além , são podadas .

As guarras cortadas com crueldade 
tornando a queda rumo ao abismo inevitável

Acorrentado , somente os pensamentos são livres ,
torna-se insanos, alienados , doidos , 
desvairados a loucura agora é sua razão ,

Quebra correntes com a mente 
supera os medos , encontra-se em meio 
a seus devaneios sua segurança .

Daniela Valadares Aleixo
Petrópolis/RJ

.....................


LIBER

Leveza
Independência
Benesse
Enlevo
Regozijo
Divinal
Alívio
Destemor
Esperança.

A liberdade
É um pássaro
Procurando ninho
Na cabeça
E no coração
Dos homens.

Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis/RJ

....................


Liberdade!

“Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
dá que ouçamos tua voz!”

(Hino da Proclamação da República - letra de Medeiros e Albuquerque (1867 - 1934)) 

Já morreu gente na forca
por causa dessa nação.
Hoje um bando de safados
insiste em meter a mão
no esplêndido berço eterno.
É do quinto dos infernos
a turma do mensalão.

A gente sonha em ser livre,
viver com honestidade,
mas com exemplos do alto
de tanta imoralidade,
o povo busca a vantagem
e se vende à malandragem,
dando adeus à liberdade.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis/RJ

....................


Soneto da desilusão

Em busca de prazer ou de ilusão 
atrás daquela tal felicidade 
tentando eu encontrar a liberdade 
corri demais, até perder o chão  

Passei do ponto, errei, perdi a mão 
deixando me vencer a ansiedade 
confesso, me faltou habilidade 
no lastro dessa minha ambição 

Não quero mais o efêmero alento
engano, fantasia ou falsa calma 
viver da ilusão de um momento 

que vai embora só deixando trauma
conflito, confusão, ressentimento
angústia e tormento para a alma

Luciana Cunha
Petrópolis/RJ

....................



"A LIBERDADE"

UM PEQUENO ESPAÇO
PODE SER O COMEÇO
PARA DESABROCHAR
O CONHECIMENTO...

ENTRE QUATRO PAREDES
NÃO DE QUARTO, MAS DE SALA!
INICIA-SE A LIBERDADE;
DIREITO DE TODO CIDADÃO.

QUEM CASTRA ESTE DIREITO,
MATA-SE E AO PRÓXIMO.
QUEM SE DEIXA CASTRAR

MORRE. MAS, NEM TÃO EM VÃO.
E NINGUÉM VAI CALAR UM POVO
UMA NAÇÃO! POIS O POETA FALA...

Laudison da Silva 
Petrópolis - RJ

....................


Hora de dizer não!

Segredos sempre estão guardados 
esquecidos pelo simples fato de ser 
não temem nunca a dor que deixaram 
indiferentes, vagantes eles tentam vencer.

Grita o direito é teu 
educação, sexo, liberdade 
abaixo os podres opressores 
que impedem o direito a verdade. 

Em vozes aos milhares partiremos 
buscando um direito umbilical 
sem medo, pois nem sempre conseguimos, 
impotentes contra o poder maioral.

Pacífico nosso grito é uno, 
pois hoje só temos saudade, 
na busca do que é só nosso
a tão falada liberdade.

Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ

.....................


Como é lindo seu balanço

Com toda certeza de te querer 
viajo com destino livre e traçado 
esperançoso de agora viver 
o dia de hoje somente ao seu lado.

Magistral balanço sei você tem 
ziguezague lindo em seu caminhar 
vira cabeças sempre quando vem 
deixando a mente somente sonhar.

Sem medo o corpo se faz bem mais forte 
e busca o sentido que se faz vida 
de tudo aquilo que é causa de morte.

É vida, é sabor tudo que é sentido, 
é somente querer a liberdade 
para viver o que não foi vivido.

Rodolfo Andrade
Petrópolis/RJ

....................


Liberdade Confraria!

Há dentro do coração um lugar alegre e que fica em paz.
Aquele, que não poderia ter um nome mais bonito,
Cercados das velhas árvores, plantas flores e crianças...
Quem poderia avaliar o tempo, sem fome e sem sentir o frio?

Há uma praça literalmente viva, que há muito sinto saudade:
Brincar no parquinho, escorrega, gangorra e carruagem dos bondinhos.
Meninos e as pipas, meninas trocando roupas de bonecas. 
Vários motivos, a dizer que não se esqueceu: os restaurantes, os bares, a Confraria na Praça e o Silogeu.

Formalidades e reverências nas academias, e do lado de fora liberdade e poesia.
Preciso ir lá para fora para escrever, dar impulso a essa força maior que move noite e dia!
A liberdade ganha mais sentido do que poderia...
Vira anseio poético. Vira desejo de criança. Vira o meio de que ninguém mais fala. Vira teatro no meio da sala. Vira sarau, alegria e dança!

Confraria das poesias que eu nunca escrevi...
Poesia, praça e liberdade.
Crianças escrevendo bonecas e pipas...
Colorindo seus rostos sem maldade.
Perfumando a dança, soltando suas vozes não mais caladas dentro de cada criança...

Criança que gira na alegria do seu brinquedo,
Velho triste que vira criança, e com tudo que passa se encanta...
Liberdade Confraria!
Que a todos alcança. 

De Magela e Carmem Teresa Elias
Rio de Janeiro / São Paulo

....................

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

Menino de Gaza,
Finge que a dor não existe;
Cerra os olhos…
E voa.

Edweine Loureiro
Japão

....................

Hora de despertar para o mundo!
Aos poucos, ela rompe o casulo
que acreditavam ser seu túmulo.

Não pode perder mais um segundo!
Quer como as outras, ser admirada
Sentir-se bela, uma pequena fada

Mas precisa ser paciente
Suas asas ainda estão enrugadas
Apressar, causaria um acidente!

Logo, com o vento serão levadas
sem destino, sem preocupação...
Ela e suas irmãs antes enclausuradas.

Viagem de pura emoção!

Elciana Goedert
Curitiba/PR

.....................

Sou perdidamente apaixonada pela liberdade!

Liberdade que o coração contagia
Liberdade que finda o medo
Liberdade que esbanja alegria
Liberdade que incendeia o desejo

Liberdade que não trava a vontade
Liberdade que me deixa amar
Liberdade que me cura a saudade
Liberdade que me faz delirar

Sou apaixonada por ela
E sem ela não quero viver
Sou livre... e isso me basta
Liberdade,meu maior prazer!

Fernanda Foster
Petrópolis/RJ

....................

Liberdade

Há sempre um vilão dentro de cada mocinho
E um herói dentro de cada antagonista
Em toda porta fechada há um caminho
Em todo homem resoluto há um artista

Cobiça extrema, capitalismo, dinheiro
São capazes de fazer o homem matar
Assassinar a própria liberdade, coveiro
Enterra a flor que seus pais o fizeram plantar

Chora a humanidade, sofrem os honestos
Choram mães, sofrem os filhos perdidos
Os dias são tristes, amargos e funestos
Os dons são abafados por vícios bandidos

Onde estará o mocinho de cada vilão?
Onde estará a justiça e os princípios de igualdade?
Onde estarão os sonhos de um coração?
O mundo clama por um único direito: liberdade!

Filipe Medon
Petrópolis/RJ

....................

Mãe, eu não sei falar inglês
Não quero me casar nem enfeitar a vida com mentiras
Porque isso é tão doloroso?

Eu tenho uma bomba em meu corpo
Eu sofro quando a inquisição está por perto
Meus olhos estão gritantes como bandas de rock

Mãe, minhas mãos andam trêmulas já faz um tempo
O suor só escorre frio
E eu não sei falar inglês

Sinto-me desconfortável nessa jaula invisível
O mundo parece girar cada vez mais rápido
Somente a chuva acalma meu espírito

Mãe, eu me assusto com escarpas e dragões
Há toda esperança sob meus ombros
A graça não é divina e eu não leio inglês

Eu preciso de liberdade, mãe!
Sair nas ruas e mostrar quem sou
Gritar: ESSA É SUA FILHA.

Viver de sonhos é um fardo
Eu não sei falar inglês
E a censura não beija minha mão.

Leila Maria
Cruz da Almas/BA


....................

Liberdade

preço
risco

grande viver.

Luiz Fernando Villas Bôas
Curitiba - PR

.....................

LIBERDADE?

As asas decepadas, na gaiola,
Revendo a liberdade: amor eterno...
O pensamento então, solto decola,
E foge por momentos deste inferno.

Quem dera se pudesse novamente
Alçar o céu imenso do teu lado,
Porém realidade nunca mente.
E sobrevivo assim, engaiolado...

Sentindo o bafejar da doce brisa,
Os cotos vou abrindo, num segundo,
E o vento e teu perfume já me avisa
Que existe na verdade, um novo mundo,

Aonde eu possa enfim, ter liberdade,
Mas vejo no horizonte, a porta e a grade...

MARCOS LOURES
Miraí/MG

....................

Nem Verso Nem Prosa

Não me venha com regras:
não vou segui-las.
Não me traga limites:
vou ultrapassá-los.
Meu sentimento flui sem barreiras,
livre livre

Maria Do Carmo Bomfim
Rio de Janeiro

....................


Liberdade e fim

Rosas rotas
Caminhos sujos, contra mão
Gente apressada, passos largos
Solidão.

Corpo caído, 
Faces contraídas, olhares curiosos
Assombrados...
Quem será?

Trocas de lado
Descontraídas faces, agora...
Era ninguém.

Talvez fosse alguém
Que vivesse o utópico sonho
De um dia ser alguém
Livre...

Paulo Roberto Cunha
Petrópolis/RJ

....................


Libertação

Coração velho e sábio
Que sente e sonha
Sem temer desvantagens.

No seu horizonte voando
Por diversas paragens
Buscando a liberdade
Graceja e continua sonhando

Como se exasperar 
Diante de tanta beleza!?

Vê além do momento
Do crepúsculo da alma
Da névoa, do sentimento.

A vida é a vida além da vista
Não é o pesar do sofrimento.

Que grande ilusão viver
Preso, buscando o amor...liberdade
Eles estão no voo da alma livre
Que busca na brisa e no vento
A essência daquilo que vive.

O meu sonho é o meu alimento
E dele não há quem me prive

Alex Avena e Ana Lucia Souza Cruz

....................

Liberdade

Grito por liberdade;
Liberdade dos ressentimentos!

Esquecer...impossível.
As lembranças insistem na presença.

Desabafar...um caminho!
Nem sempre a cura.

O tempo pode ajudar,
com o seu passar,
minimizar o gosto do fel...
o soco no estômago!

Grito por liberdade;
Liberdade dos ressentimentos!


Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo/SP


Nenhum comentário: