sábado, 6 de julho de 2013

Amor romântico

Se o AMOR é inesgotável para se sentir, porque não o seria para poesia?

Sendo assim, Catarina Maul lança mais um desafio na CPI e convida todos os eus líricos apaixonados a falarem DELE. E como tem EU romântico!

 

AMOR




Amor em cartas


Tragédias marcadas
Amores feitos, desfeitos
O corte, o retalho
As postas de um coração dilacerado.

A dor imunda que habita a alma
A grafia forte, visceral.

De longe se via o arder
De longe se sentia o cheiro
Fel da rejeição...

Como sobreviver a tamanha dor,
Se a distância não me deixa nem ver-lhe os olhos?
Oh! 
Cair... reconstruir
Rei deposto, 
Será que foi de ouros?


Ana Lucia Souza Cruz.
Campos dos Goytacazes - RJ
...........................

                                       

                                          Amor é... 

                                          Amor

                                          Do vinho o travo que me trava
                                          Que me prende neste teu
                                          visgo que é meu
                                          vício...
                                          meu
                                          início 
                                         de tanto prazer...
                                         Na taça, o depósito
                                         a solução da raiz,
                                         o propósito...
                                         de te fazer
                                         feliz...
                                         Do amor, a dor
                                         de cada separação.
                                         No reencontro, sorriso
                                         correspondido, o gesto e o gosto latente
                                         e um pulsar contente no meu coração... 


Paulo Roberto Cunha
Petrópolis – RJ
..........................


Devaneios

...Quando acordei vi que do meu lado não estavas...
Um vácuo se formou em meu coração
Um sonho, mas como?
Ainda podia sentir o teu calor

Mais uma mentira...
Deslavada mente que a mim mente
Enganadora, cruel, impertinente
Teima em achar que tu presente estás
Que me tomou pra escrava e me amou

Oh, maldade!
Por quem me tomas tua ingrata
Se te alimento com meus maiores sonhos?

Insensata perseguidora!
Por que me traístes com tamanha descompostura?
Sabes, morro a cada engodo teu...


Ana Lúcia Souza Cruz.
Campos dos Goytacazes - RJ
..........................


Procura-se um amor romântico...


Onde posso comprar um amor “daqueles”
Do tipo em que se chora de saudade?
Aquele mergulhado em romantismo
Colorido de metáfora e eufemismo
Com sabor de caramelo e lealdade?

Onde existe esse amor de qualidade
Luz de velas, bilhetes, mãos suando?
Amor com cheiro fresco, adolescente
Que lagrimeja os olhos, comovente
E nos faz acordar ainda sonhando? 

Onde posso comprar o tal amor
No Mercado Livre, no Classificado???
E a capacidade de sentir a essência 
O mecanismo de acionar tal eminência,
Virá junto no kit arrematado?

Será que esse amor romântico 
Pertence ao sonho do presente
Ou é nostalgia do passado?
Onde posso comprar o tal amor
Que deixa o coração acelerado???


Catarina Maul
Petrópolis - RJ
............................

Ah minha linda senhora.
Que ainda pouco não sai dos meus pensamentos

Ah como eu queria ser perfeito
Assim como teu corpo.

Todos os dias quando acordo vejo na parede aquela pintura que pintei
Lembrando do seu corpo nu, atirado em minha cama.

Lindos são seus olhos
Que quando eu a acariciava 
Eles brilharam como quem não quer nada 
Mais efeitos deixaram em meu coração

Senhora, quando eu ando a passeio
Sinto o teu cheiro nas rosas de jardim.

Senhora a qual onde me descanso tens o gosto salgado.

Ah senhora por dentre suas pernas
Eu guardo meus segredos!

Ah senhora ao sexo nos formamos um só
Uma só carne, interligados pelo amor


Bruno Cardoso
..........................


Em companhia das palavras


Às vezes,
quando meu corpo clama por você,
escrevo...
Imagino sua fala
Imagino seu cheiro
Seu toque em minha pele
Imagino você inteiro!
Te trago pra perto de mim...

A cada palavra que se desenha,
você materializa-se em minha frente...
E enquanto espero que você venha
Isso se torna o suficiente
Me mantendo vibrante
Me mantendo aquecida
Me mantendo radiante
Me sentindo querida!

Ciça


Elciana Goedert
Curitiba - PR
..........................

Carta de amor


Anjo ...como poderia te querer mais?
Sinto tua falta, e não consigo achar graça em mais nada
Quando lembro do teu sorriso... Ninguém mais sorri assim
A imagem dos teus beijos percorrendo meu corpo... Arrepia-me
Como posso esquecer , não me deixas... Estás em tudo
No meu dia, agora tão tedioso... Nas minhas noites olhando o nada
A solidão que deixaste, não se preenche por nada nem ninguém...
Sinto falta dos nossos sonhos... Neles éramos felizes, por sermos um só
Das manhãs com suas palavras me acariciando a alma...
Sinto-me uma flor murchando, uma nuvem levada pelo vento... Sem destino
Anjo... Como faço pra te esquecer?
Se ainda está aqui... Doendo em meu peito, essa saudade...
Sei que o que tínhamos não era muito... Mas era tudo o que eu precisava pra ser feliz.
Anjo, volta pra mim.


Ceiça Abreu
Rio de janeiro - RJ
............................


Romanceando


Pudera acender a noite
E da luz aspirar o céu
Enxergar a via oposta
Caminhar entregue ao léu.

Na via encontrar a fonte
Que faz do coração duro
A seda das Índias antigas
Que torna todo ser puro.

A fonte é um amor tenro
Qual isca jogada aos mares
Me encanta feito sereias
Me eleva a outros ares.

Entrego-me feito escravo
Senhor de um amor inteiro
Pois amar é ser liberdade
Morando em um cativeiro.

Ainda que o romance fugaz
Dure toda uma eternidade
Viver e morrer só amando
Em amor, longevidade.

Que eu possa transcender
Nessa sensação toda plena
Porque amar uma única vez
Não esqueça: vale a pena!


Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis - RJ
...........................


Prefira aquele mais bem humorado
ao mais sério e tão bem comportado
Ele sem dúvida vai te conquistar
Prefira o que sorri a metros de distância 
e faz da vida um voo sufocante
Não cobra nada, quer somente amar

Sorri de novo em plena caminhada
deixa mais leve essa nossa estrada
E tudo faz para uma dor cessar
Encante-se mais com aquele que lhe olha
permita então que mude sua história
fique com ele, veja o que vai dar

Amar assim um ser tão cativante
uma aventura tão apaixonante
Deixe que chegue pra não mais voltar
E quando a vida ficar meio pesada,
mais dolorida... Até acabrunhada
olhe pra ele e tudo vai passar


Fernanda Foster
Petrópolis - RJ
.....................


Por uns momentos eu até pensei
ser feliz, ser do amor o grande rei.
Meu futuro eu traçava com mestria
impulsionado pela luz que havia
naquele olhar ternura.
O sol é testemunha, o mar bem viu
toda a graça e beleza que existiu
diante de um poeta inerte e pobre
que ousou tocar, em sonho, a virgem nobre
de fina formosura.

Por uns momentos eu quis esquecê-la,
quis fugir, esconder-me numa estrela,
quis buscar novo céu e nova vida,
novo alento à minh’alma tão sofrida.
Eu cansei de sofrer!
Foi amor? Foi loucura? Foi destino?
Pesadelo? Tolice? Desatino?
O que foi? O que foi que aconteceu?
Foi tudo e não nada, porém eu
parti pra não morrer.

Por uns momentos eu fiquei mais leve.
Porém essa leveza foi tão breve,
foi algo de tão curta duração,
que não livrou meu pobre coração
das garras desse amor.
Sei que é tolice nesse amor pensar,
mas vem de dentro um triste recordar
que desperta o bacilo da saudade
que por capricho todo o peito invade
trazendo a mágoa e a dor.
************
Eu partirei em busca da amplidão
livrando-me do lodo deste chão
de guerra e paz, de amor e desamor,
de inveja, de ambição, cruel rancor,
dores e tormentos.
Mas mesmo no Universo impenetrável,
aquele amor ternura, tão afável,
há de buscar-me, eu sei. Lá no outro mundo
há de seguir-me, aquele amor profundo,
talvez por uns momentos.


Gilson Faustino Maia
Petrópolis - RJ
.......................

Cabe você
Eita palavrinha de conceito
que carrega sofá, cama e muito tempo
que não me faz descolar do seu peito
e até permite ouvir a paz intensa.

O que sei é que não tem jeito
depois do vibrante esclarecimento
tem vários ritmos, um dia de muitos anos
buscando motivos, muitos viraram insanos

Não recorro a dicionários, sabe por quê?
quando me perguntam, aguardando o motivo de ser
já descobri entre olhares e convincente
digo que o amor é amar é você


Guilherme Monteiro
Petrópolis - R.J.
...........................

Sou um homem que ainda crê no amor!


Nunca me despi em poesia!
Nunca revelei meus sentimentos como faço aqui e agora!
Não tinha coragem em falar de amor abertamente!
Mas o destino me traçou novos caminhos!

Um homem cheio de esperança e fé!
Apaixonado pela vida e louco por um amor verdadeiro!
Que não seja um conto de fada e nem viva da alquimia da dor!
Eu sou assim meio infinito e total sem fim!

Hoje falo com romantismo o que sobrou de mim!
Mais saiba que tenho muito amor ainda para dar!
Sou um eterno aprendiz da felicidade!

Me sinto um homem pronto para amar um novo fragrância!
Me renovei, extrair de mim tudo que não era da idolatria!
Sou um homem que ainda crê no amor, pacientemente te espero, sentado à beira do caminho!


Jorge Guimarães
Campos dos Goytacazes - RJ
...........................


Poheresia


Meu poema te abusa
minha musa
te possui com licenças poéticas
etcetera
na ética da libidoçura
na jura de te guindar ao Éden
meu poema impudente
quer te devorar aldente
te estender a rede
e se enredar nos pelos púbicos
te amar com perigo em público
usar tua seiva de alegria
pra incensar liturgias
Musa das minhas estrofes
Minha poesia
é pra violar teus cofres
até tocar tua alma bem guardada


Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro - RJ
.......................

 
Luciana Cunha
Petrópolis - RJ
...............................

Silêncio que grita


Bem sei que não imagina
amor, o bem que me faz
O tanto que me fascina
O sol que você me traz

Será que ainda não sabe
que quero ficar bem perto
que o silêncio em mim não cabe
e o grito se torna certo?

Que o silêncio é barulhento
E seu eco é um tormento
Sei que você não atina

e eu não vou me calar
pois já não posso negar
que amá-lo é a minha sina


Luciana Cunha
Petrópolis - RJ
...........................


Vinho Antigo


Enquanto ainda se crê no amor
O coração não envelhece...
Apura como o vinho antigo
aprisionado pela madeira escura
de um barril de mogno
buscando a melhor dosagem
da madureza do tempo
perseguindo a perfeição
esperando a hora certa
aquele momento exato 
de deixar a escura prisão
se transformar em prazer
se transmutar em sabor
o som das taças se chocando
num brinde festivo ecoa
como as batidas sentidas
desse velho e doce coração
que ao se embriagar de luz
quer ser o dono da festa


Luizão Bernardo
Seropédica – RJ
.........................


Uma questão de tamanho


Era um rio grande que atravessa a cidade
Alias um rio pequeno que atravessa o vilarejo
Alias um riachinho que corria entre pedras
Um simples corincho, quase nada
Esse era o tamanho exato da água

Era uma montanha altíssima e negra
Alias uma a grande pedra escura
Quer dizer um morrinho cinzento
Que apontava frio no horizonte
Esse era o tamanho exato do obstáculo

Era uma questão quase intransponível
Alias era um grande dilema
Talvez só uma complicação
Quem sabe só um contratempo
Esse era o tamanho exato do problema

Era só uma pequena queda por ti
Alias apenas um gostoso dom
Talvez apenas uma paixão crescente
Quem sabe um grande sentimento
Esse era o tamanho exato do amor

Era um certo alguém que te olhava
Alias uma pessoa comum que sonhava
Talvez aquele seu grande amigo
Era só eu te falando de sonhos
Esse era o tamanho exato do amor


Luizão Bernardo
Seropédica - RJ
.........................

O que é o amor?


Um belo dia, perguntaram-me: 
Luiz Santos, o que é o amor?
E eu pouco conhecedor do assunto respondi: o que é amor?
Olha, só posso dizer que amar é um dom divino
E que ser amado pela pessoa amada é o ápice do amor.

Mas nem sempre o amor só nos traz rosas,
Em muitas ocasiões ele traz também seus espinhos,
Pregando-nos peças que nos levam a lona,
E muitas dessas vezes a lona acaba querendo se tornar a nossa moradia.

Quando isso acontece temos que ser fortes, resistir... lutar.

Sabe por quê?
Porque antes de tudo nos amamos! Isso é amor!

Sei também que o amor muitas vezes,
Faz-nos abrir mão da pessoa amada em prol de sua alegria
E essa é a maior demonstração de amor que podemos dar.

Temos que ser forte para ouvir e também dizer adeus,
Sei que não será fácil, que será demasiadamente difícil.
Mas o amor é isso!
É a alegria, a incerteza, a felicidade e também pode ser... uma grande dor.


Luiz Santos
Rio de Janeiro - RJ
..............................


Queria por um momento...
Ter alguém por um momento...
Alguém a quem esperar...
Alguém pra a casa eu arrumar...
E de flores enfeitá-la...
Na sua volta tão esperada....


Mary_Mariana de Oliveira
Petrópolis - RJ
.....................


Desejo 


Em noites de lua cheia...
Onde me esconder?
Dessa coisa chamada desejo...
Que trago dentro do peito...
Que aflige minha alma de tanto querer...
Querer teu corpo junto ao meu...
A gemer de tanto prazer...


Mary_Mariana de Oliveira...
Petrópolis - RJ
.........................


Sempre se ama 


Sempre se ama na vida
desde a fase de criança
não se esquece o primeiro amor
ele fica na lembrança.

Existe o amor familiar
de pai, de mãe e irmão
também tem o amor diferente
que primeiro se sente à paixão.

O amor cresce na juventude
na fase da beleza
já se ama de verdade
entende-se sua grandeza.

Na fase adulta aumenta
entende-se mais sobre as vidas
a dor é violenta, machuca,
começam a aparecer feridas.

Quando vai mais além
na meia idade é lindo
para muitos já morrendo
pra você estará florindo.


Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ
......................


Em sonhos você ficou
em versos simples perdidos
num grito quente sem fim
alegre só para mim.

Os dias foram passando
as querências duplicando,
a vontade aumentando,
e a verdade só surgindo.

O dia e noite passando
lábios vivem contra os olhos
sempre cantando chorando.

Pensando em jamais crescer
anos se passaram, crescemos
e agora o que nós faremos.


Rodolfo Andrade
Petrópolis - RJ
..........................


Lágrimas


Labirinto delirante?
Aprendeu esse termo nos vagos
livros de antropologia?
Lágrimas de amor distante, 
em olhos de cristal - mera alegoria.
Apenas o ácido da cebola que corto
e que me arde os olhos neste instante. 
Nenhum livro, quem diria?,
revela enigmas, segredos de uma mulher.
Então se esforça mais estudante.
Vejo que não aprendeu a lição.
Depois de fechar a enciclopédia,
Que tal controlar a respiração?


Rogéria Reis 
Rio de Janeiro
..........................


Espelho


Espelho, espelho meu!,
existe sentimento mais lindo 
nessa vida severina do que o amor?
Responda-me rápido, ó espelho, por favor?
Se diante de ti, meu coração repleto de emoções,
só imagens distorcidas do amado enxergar,
sinceramente, isso em nada do que sinto,
mudará.
Não quero saber onde meus sonhos e
sentimentos irão me levar.
Meu desejo: apenas amar, sonhar,
sonhar e amar,
envolta de vaidades e de paixão
reclinada a mirar-te, ó espelho
e num sonho encantado no peito amado,
me debruçar
e assim por horas e mais horas ficar.
Outra coisa melhor nessa vida não há.
Apenas quem ama e é sonhador-mor,
tal fato em versos pode bem afirmar.


Rogéria Reis
Rio de Janeiro - RJ
..........................

Me abri a tua noite,
penetrando teus sonhos,
ejaculadores nos meus.

Abri tua noite,
na minha,
para nos delirarmos.

Tua noite,
me avança,
em tranças de gozos.

A noite é nossa,
do nosso romance,
atravessador de sombras.

Não importa,
se estais aí,
se aqui estou.

Na tela,
na cela,
nos confins.

Me abri a tua noite,
demasiadamente,
fêmea e ainda me fiz,
intimamente mulher.


Regina Gonzalez
Rio de Janeiro - RJ
...............................

Coração Apaixonado


Meu coração anda assim calado,
Sem ter o teu calor lá pra aquecer,
Sem ter a tua voz pra ouvir dizer:
- Eu te amo e quero-te aqui do meu lado!

Ah, coração tolo e apaixonado,
Como esquecer quem eu quero viver?
Como dizer a alguém que é meu querer?
Se a cada dia está mais arrebatado!

Ó coração meu, quem ama mais que eu?
De tanto que já viveu e sofreu...
Sem saber mais qual o rumo a tomar...

Se para além do céu ou deste mar:
O mar de amor que vida naufragou,
Ou o infinito céu, que o amor sonhou?


SOL Figueiredo 
Campos dos Goytacazes - RJ
..........................

Amor e Mar 


O destino planejou 
da gente se encontrar
depois do beijo à luz da lua 
refletia em seu olhar, 
num passeio na areia
olhando as ondas do mar
as mãos entrelaçadas
não queriam se soltar.
Acreditavam no amor 
que um dia iria chegar 
e transformar suas vidas
de euforia em calmaria
e que vinha para ficar. 


Veronica de Mello 
Petrópolis - RJ
.....................

Branca de neve

Entre os pudores da tua menina,
Que corre ingênua, graciosa e leve,
Flui a lasciva natureza breve,
De movimentos lentos e felinos.

Felizes as vestes que te aconchegam,
Que te podem tocar o corpo inteiro,
Gozar de cada espaço derradeiro,
Entre curvas de uma alvura impecável.

As faces rubras entre olhos verdes,
São as cores de prazeres profanos,
Entre encantos de pureza infantil,

Já que anoitecem no rosto de outro,
Os lábios teus que não vestem a mim,
Dissimulado, te amo em segredo.


Vinícius Rodrigues
Petrópolis - RJ
.............................
 

Nenhum comentário: