quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dias das Mães

Uma data tão significativa e inspiradora não poderia passar em branco pela CPI, e apesar de não ter havido desafio sobre o tema, alguns poetas versaram em homenagem àquela que por si só já é POESIA: 
A MÃE


minhAMARia

hoje é dia de Maria
minha santa mãe.
dia de recordações
que rasgam o peito...
quem mais poderia
verbalizar lágrimas
cortar distâncias
pra me aquecer
em dia de saudade?
Sim, tu,
Maria!
teria eu na poesia
jeito de te abraçar,
Maria?
ou capacidade teria
de pra sempre te amar,
Maria?
mas se algum dia
eu puder voar,
Maria,
o mais rápido irei
pra em teu colo deitar...
Maria.

Alex Avena
Jacareí/SP
--------------------


Missão Mãe

Meus planos foram pr'outro caminho
desde o dia em que li: "positivo"
Meu corpo mudava, preparava o ninho
Minha vida ganhava um outro motivo

Uma sensação inexplicável
Só quem é mãe pode entender
Surge um amor imensurável
e um instinto de "só proteger"

Uma parte de nós se exterioriza
Ligação que não pode ser rompida
Um amor que não encontra baliza
Dedicação que não possui medida

Além de ser uma nobre benção
há outro lado da maternidade
significa também abnegação
e uma grande responsabilidade

"Criamos os filhos para o mundo,
eles não são nossa propriedade"
Eis aqui um aprendizado profundo
Eis aqui uma dolorosa verdade...

Elciana Goedert
Curitiba/PR

Imagem: pintura de Katie m. Berggren
(respeite os direitos autorais mantendo os créditos)
--------------------


Rainha dá vida

Uma estrela desceu ao útero
E te fez rainha entre elas
Ganhou apogeu em nove luas
E trouxe a vida ensolarada.

O leite que escorre brando
Nutre o corpo miúdo, frágil
A maré alta em seios fartos
Fortalece o corpo, protege.

O colo aquecido aninha paz
O pequeno sono se aquieta
Em um ninho de braços leves
Que velam a promessa divina.

O afago, os beijos prometem
Que a vida deve ser o amor
Ser mãe é recriar universos
E de universos ser lembrada.

Giancarlo Kind Schmid
Petrópolis/RJ
---------------------

Às minhas queridas mamães da Confraria

Não deixam de cumprir sua missão
e conseguem manter sua beleza.
Trabalhos sacrifícios, gentilezas,
conseguem dar vigor ao coração.

Ser mãe é um dom de Deus, é vocação,
uma santa resposta à natureza
que você, linda mamãe, dá com certeza,
com amor, com carinho e gratidão.

Hoje é dia de festa e acolhimento,
dia de paz, de preces, de alegria.
Então deixo nadar meu pensamento

nas ondas desse mar de poesia
para enviar sinceros cumprimentos
às queridas mamães da Confraria.

Gilson Faustino Maia
Petrópolis/RJ
--------------------


Jorge Ricardo Dias
Rio de Janeiro/RJ
-------------------


Luciana Cunha
Petrópolis/RJ
-------------------


É um menino!


"Um menino você gera!"
Eu me lembro da alegria
Ao saber naquele dia
Que daquela doce espera

Que o bondoso Deus me dera
O meu filho nasceria!
O que ainda não sabia
Não sonhava, nem pudera

É Que além de um filho lindo
Desejado e muito amado
Estaria então surgindo

Um amigo dedicado
Melhor anjo nem pedindo
Eu teria do meu lado!

Luciana Cunha

Petrópolis/RJ
--------------------


Meus olhos percorrem o céu
A brisa me traz teu perfume...
E eu? Orvalho.

Paulo Roberto Cunha
São Francisco de Itabapoana/RJ
------------------


Mãe

Mulher de
Multifaces que evidencia em
Maio.

Mês que a torna 
Mágica
Mor.

Macieira de fruto 
Maior.

Maestrina da
Minha
Música.

Meu
Mascote por
Merecimento.

Magnificamente 
Melhor.

Minha 
Musa.

Maciez em
Mãos.

Magnífica, isenta de
Mágoa.

Maravilhosa.

Madura.

Modesta.

Miss da passarela da
Minha vida.

Madame de 
Mim.

Madeira 
Misto
Maciço para toda obra.

Manancial de amor.

Magnânima

Made in Deus para
Mim!

Raquel Ordones
Uberlândia/MG
--------------------

Fale-me desse amor mãe?!


Amor que brotou desde o seu início
integral desde a sua concepção
atinge todo ser com forte emoção
esconde até o maior do sacrifício!

Esse amor que se acolhe no olhar
dando início em cada nova jornada
amor que só o bem faz propagar
sabe assim melhorar a caminhada!

Amor que transcende entendimentos
É capaz de todos os questionamentos
pois não comprazes em sua essência
por esse amor ser sua pura existência!

Amor que muitas vezes chora silenciosa
passando a devida fortaleza necessária...
por saber ser assim sempre tão prestimosa
esse amor sempre está demais presente,
mesmo que por vezes, ocasião se ausente!

Tentar entender um coração de mãe?!
Não mesmo! Pois nele a dádiva cedeu
apenas as virtudes desse amor solene
que muitas vezes, de ti até esqueceu
pelos caminhos sempre tão perene!

Amor de mãe é assim...
é um amor sem fim!

Silvana Gomes
Campos dos Goytacazes/RJ
--------------------


Ser mãe é amar incondicionalmente;
Ser mãe é deixar florescer o Amor mais puro e verdadeiro;
Ser mãe é enfrentar os desafios;
Ser mãe é emocionar-se sempre;
Ser Mãe é sinônimo de Vida!!!

Silvana Gonçalves Luiz
São Paulo/SP
--------------------


Mãe,

É ter tão terna amiga a vida inteira,
Na vida, sempre única e primeira,
Presente toda hora, a mais derradeira,
Todo dia, a eterna companheira!...

Mãe, aquela que por ti soube amar,
Enfrentou noites frias sem luar,
Para então te cuidar; até mimar...
Querendo ao lado teu pra sempre estar!...

Mãe oferta amor em todo momento,
Compadece de nosso sofrimento,
Se pudesse curava o ferimento!...

Mãe, só vou querer ter teu acalento,
Abrigo pro dorido e vão tormento,
Contigo, quero ter tão doce alento!

SOL Figueiredo
Campos dos Goytacazes/RJ
--------------------

Nenhum comentário: